CAPTAÇÃO DE DADOS

Não apenas quantidade mas a qualidade é essencial para o êxito na descoberta de valor nos dados da empresa.

De acordo com a BSA (Business Software Alliance), 2,5 quintilhões de bytes são gerados diariamente em novos dados coletados ao redor do planeta e 90% da quantidade de dados existente foi gerada apenas nos últimos dois anos. As fontes de dados se multiplicam, saindo de fontes convencionais até dispositivos integrados através da tendência do IoT (Internet of Things, Internet das Coisas em inglês).

Integração e Sistematização de Dados

Possuir um registro atualizado e organizado com os dados que permeiam a sua empresa é o primeiro passo para poder transformá-los em indicadores valiosos para sua tomada  de decisão. A Greenlight realiza uma avaliação da situação atual da empresa com relação à acessibilidade aos dados e propõe um plano de integração ou sistematização da gestão do negócio.

Em outras palavras, sua empresa pode possuir um software para gestão ou vários softwares gerenciar cada necessidade específica: nós podemos integrar todas os dados gerados por eles e preparar as bases para as análises. Caso não exista software para gestão, ainda podemos realizar o desenvolvimento e implementação de sistemas para poder coletar e armazenar virtualmente estes dados.


Monitoramento da Web e Redes Sociais

Quando você pesquisa algo na web, através de uma das ferramentas de busca (ex. Google), encontra, analisa e toma alguma ação com base na informação está fazendo inteligência empresarial, de dados, de negócio. E se pudéssemos colocar um robô para sair pela web buscando e coletando informações sobre seus concorrentes, seu produto, seu preço, seu mercado? A Greenlight tem esta expertise para obter estes dados através de digital clipping, um conjunto de técnicas e algoritmos que acessa, organiza e salva os dados de um website específico.

Em outro aspecto, mas no mesmo meio, conhecemos as plataformas de redes sociais: Facebook, Google, LinkedIn, Twitter etc. São uma fonte infinita de pesquisa sobre seus clientes e concorrentes. Qual o volume de comentários, curtidas? Quais são os comentários? São positivos ou negativos? O que seu concorrente está promovendo? Estas e outras perguntas podem ser respondidas através do monitoramento das redes sociais e captação dos dados ali gerados.

Quantas pessoas visitam o site da sua empresa? Quantas se tornam clientes potenciais ou efetivos? Quem são seus visitantes? A Greenlight pode monitorar e qualificar seus visitantes em clientes potenciais captando os dados de sua navegação, cliques e visualizações, desta forma, tornando palpável a conexão entre ambiente online e offline.


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Mais dados e informações importantes podem ser coletadas através de pesquisas específicas, com objetivos pré-determinados. Normalmente, realizadas entre períodos mais distantes ou apenas uma vez para obter uma visão geral do mercado, podemos executar e captar dados através de:

  • Pesquisa de Satisfação: Saber o que seus clientes pensam de seu serviço, produto ou da sua empresa é uma informação essencial, mas básica. Permite levantar questões diretamente sobre determinado assunto para posterior análise e plano de ação.
  • Perfil de Cliente: Você sabe quanta sua empresa vende? Mas você sabe quem está comprando? Através de pesquisas diretas ou atualizações de cadastro, podemos construir uma base de dados muito valiosa elencando o perfil de seus clientes e seus dados pessoais que podem influenciar diretamente no seu padrão de consumo.
  • Teste de Produto/Serviço: A pesquisa de mercado é, também, excelente ferramenta para detectar percepções de seus clientes potenciais sobre um produto ou serviço novo, antes de ser lançado. Com estes dados em mãos é possível detectar oportunidades ou ameaças e propor estratégias de blindagem, reduzindo o tempo para o atingimento do ponto de equilíbrio (custo = faturamento).